Tarde de Campo enfatiza a produção de leite

Publicado em 24/10/2018 às 11:19 - Atualizado em 24/10/2018 às 17:51

Na tarde do dia 23 de outubro aconteceu a Tarde de Campo na propriedade da família De Costa, na Linha Fuzil. A propriedade visitada tem recebido acompanhamento técnico, contábil e gerencial para o manejo desde 2015, o que possibilitou boa organização e adequação para a produção de leite. Mais de vinte produtores de leite ou interessados na área participaram do evento, que foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a EPAGRI e as Cooperativas Auriverde, Sicoob e Sulcredi, que atuam no município.

O município conta com mais de cem produtores de leite, sendo essa a principal fonte de renda para a maioria dessas famílias. A atividade tem o segundo melhor giro econômico agrícola de Flor do Sertão. Em razão disso e no intuito de qualificar cada vez mais a atividade, seguidamente são realizados eventos e ações no sentido de oportunizar melhorias na área, trazendo conhecimento aos produtores.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura do Município, Rudimar Rott, também presente no evento, o objetivo desta “Tarde de Campo” foi de orientar os produtores sobre a fertilidade do solo, a criação de novilhas e a dieta alimentar do gado leiteiro. Para o prefeito municipal, Sidnei Willinghöfer, que prestigiou o evento, é fundamental a qualificação da atividade no intuito de garantir melhor retorno aos produtores: “é gratificante ver iniciativas como esta, com as cooperativas envolvidas, no intuito de impulsionar a atividade leiteira; a Administração faz o que for possível para que os produtores sejam bem atendidos e melhorem seus negócios – e aqueles que buscam conhecimento, como os que estão aqui hoje, sem dúvida terão maior retorno”, enfatiza o prefeito.

A equipe técnica responsável pelas orientações e esclarecimentos no evento contou com o veterinário Jaime Prestes e os engenheiros agrônomos Jean Pierre Pilger e José Gilmar Naibo. Na ocasião, o gestor da propriedade visitada, Nilso de Costa, e a engenheira agrônoma do município, Francieli Brusco de Oliveira, também falaram sobre a evolução da propriedade desde o início do acompanhamento pela equipe técnica. Participaram do evento, também, os gerentes das Cooperativas envolvidas e o gestor local da EPAGRI, Nestor Colling. Segundo ele, o evento atendeu as expectativas: “embora sejam temas que abordamos no dia a dia junto aos produtores, é interessante que outros profissionais enfatizem em eventos assim que, por sinal, teve boa participação”.

A Administração Municipal de Flor do Sertão tem buscado formas de manter os agricultores no campo, especificamente os jovens, para garantir a continuidade das diversas atividades agrícolas. No entanto, é natural que boa parte dos jovens não tem interesse em permanecer na área. Ciente disso, a Administração tem se esforçado no sentido de abrir vagas de emprego na área industrial para garantir que, pelo menos, os jovens não deixem o município. Mais de 200 mil reais foram investidos na ampliação do espaço cedido a uma das empresas instaladas na área industrial, que ampliará suas atividades, gerando empregos e aumentando o movimento econômico local (conforme reportagem anterior).

Outra iniciativa é a realização do Curso Jovem Rural, que acontecerá no próximo ano. Segundo Francieli Brusco de Oliveira, engenheira agrônoma do município, o curso é uma parceria entre a Prefeitura, EPAGRI, Auriverde, Banco do Brasil, Sulcredi, CIDASC, Sicoob, Icasa e Sindicatos. “O curso vai contemplar jovens do município com aulas presenciais e visitas técnicas durante oito meses, abordando vários temas a fim de qualificar a atividade de bovino de leite e melhorar as condições para esses jovens permanecerem no campo”, destaca ela.