Reinauguração da Secretaria Municipal de Agricultura!

Publicado em 24/09/2018 às 15:38 - Atualizado em 24/09/2018 às 17:05

A sexta-feira, dia 21, foi especial para a Secretaria Municipal de Agricultura de Flor do Sertão. Pela manhã foram ministradas duas importantes palestras, especialmente aos produtores de leite, uma das principais atividades econômicas do município. A primeira palestra foi sobre “Eficiência Reprodutiva”, ministrada pela Médica Veterinária e coordenadora de programas genéticos da empresa SEMEX Brasil Bruna Maldaner Shiefelbein. A palestrante enfatizou o grande desafio que os produtores de leite do Brasil ainda têm na busca pela excelência no setor. “Diversos fatores são importantes para uma maior eficiência reprodutiva, mas o maior diferencial são as pessoas; quando as pessoas envolvidas cumprem com dedicação e boa vontade seu papel, na lida com os animais, os resultados positivos aparecem”, destaca Bruna.

A segunda palestra da manhã de aprendizagem e esclarecimentos versou sobre a “Qualidade do Sêmen e a Repetição de Cio”, ministrada peloMédico Veterinário da ABS PECPLAN, Guilherme Gotardo Werlang. O palestrante ampliou a reflexão realizada na primeira palestra, enfatizando questões práticas sobre um tema que tem sido problemático para os produtores: a repetição de cio. Segundo ele, é importante o produtor aprender a “enxergar” o cio do animal, destacando que, em épocas quentes as vacas podem entrar em cio à noite, por ser mais fresco.

Para o prefeito municipal, Sidnei Willinghöfer, presente às palestras, eventos assim são importantes e a participação dos produtores é fundamental. “Aqueles problemas que muitas vezes nosso produtor de leite tem, palestras como estas podem ajudar a solucionar; parabéns à Secretaria de Agricultura que proporcionou uma excelente manhã de aprendizado à nossa população!”, destacou o prefeito. Já o Secretário Municipal de Agricultura, Rudimar Rott, justificou a escolha dos temas convergentes no sentido de auxiliar os produtores quanto aos grandes desafios para a melhoria do negócio. “A produção de leite é uma das principais atividades dos nossos agricultores, ocupando o 3º lugar no movimento econômico agrícola do município; e nosso objetivo, através destas palestras e como gestores da área, é ajudar para que esse negócio melhore sempre mais, sendo rentável e gratificante ao produtor”, observa Rott.

Ao meio dia os participantes das palestras foram brindados com um almoço, realizando, em seguida, a cerimônia de reinauguração do prédio da Secretaria Municipal de Agricultura. A reforma, segundo a Administração, foi realizada com recursos próprios do município, disponibilizando à equipe técnica da Secretaria um espaço melhor, o que possibilita qualificar o atendimento à população. O município investiu pouco mais de R$ 108 mil na reforma e melhoria do local, que era um dos únicos prédios públicos ainda sem reforma desde a criação do município a mais de duas décadas.

A programação deste dia faz parte dos eventos alusivos ao aniversário do município, que no dia 29 de setembro completa 23 anos de emancipação.