COVID-19: iniciada a vacinação de Crianças

Nesta semana a Unidade de Saúde de Flor do Sertão recebeu a primeira remessa de doses da vacina contra o Covid-19 para serem aplicadas em crianças. Após todas as faixas etárias terem sido contempladas, boa parte delas já com a 3ª dose (reforço), chegou a vez das crianças. E a primeira criança a ser vacinada foi Lucas Cordeiro, acompanhado de sua avó Miltes Cordeiro. Os dois foram os primeiros a chegar na Unidade de Saúde, para garantir a vacina. “Era cinco e pouco já estávamos aqui; não dá pra ficar sem vacinar”, alerta dona Miltes.

As primeiras 10 doses, recebidas na quarta, dia 19, foram aplicadas na quinta, dia 20, quando foram recebidas mais 10 doses, que já começaram a ser aplicadas nesta sexta-feira. Segundo a agente de imunização, Ângela Giglioli, em breve a maioria das crianças florsertanenses poderão estar imunizadas. “É muito importante que os pais e responsáveis tragam suas crianças para receber a vacina que, assim como tantas outras vacinas, é fundamental para garantir a imunização das nossas crianças”, afirma ela, lembrando que devem portar cartão do SUS e caderneta de vacinação da criança.

Flor do Sertão é um dos dois únicos municípios de Santa Catarina que não registrou óbito em decorrência do Covid-19. Segundo a Secretária Maristela Valler, isso é resultado do bom trabalho dos profissionais da saúde, de bons investimentos da Administração Municipal na área e da cooperação da população. “Quando todos se empenham os resultados aparecem; mas sempre é bom lembrar que a pandemia ainda não acabou e devemos seguir mantendo os cuidados para evitar o contágio”, alerta ela, orientando pais e responsáveis sobre a importância da vacinação infantil: “sem dúvida, a vacinação é essencial; desde o nascimento, protegemos nossas crianças com vacinas; da mesma forma, agora, vaciná-las é atitude consciente e responsável”, conclui Maristela.