---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Saúde com nota máxima!

Publicado em 11/09/2018 às 13:23 - Atualizado em 11/09/2018 às 13:25

O Ministério da Saúde divulgou, no último dia 6, a primeira lista de equipes certificadas do 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que tem o objetivo de melhorar o acesso e a qualidade do atendimento aos cidadãos. Para isso, o Ministério da Saúde empreende, há 7 anos, um conjunto de esforços e ofertas para gestores e profissionais de saúde ampliarem a qualidade dos serviços que são ofertados, de forma progressiva.

A novidade vem com a publicação da portaria 2.777 do dia 4 de setembro, que define os valores de repasse da certificação de 34.774 equipes – entre elas, 13.686 de atenção básica e 21.088 de atenção básica e saúde bucal. Juntas, representam 90% do total das equipes a serem certificadas no ciclo atual. A partir da certificação, o Ministério da Saúde reconhece os esforços das equipes que se organizaram para alcançar os padrões de qualidade e apoia aqueles que se dedicam a aperfeiçoar os resultados de seu trabalho.

E Flor do Sertão recebeu nota máxima na avaliação, que vai de ruim, regular, desclassificado, bom, muito bom e ótimo. Segundo a secretária de Saúde, Maristela Valler, além de mostrar que o trabalho vem sendo bem feito, a avaliação positiva vai render pouco mais de R$ 12 mil mensais de recursos extras para serem investidos na Saúde. “A gente não trabalha pensando na nota, sempre trabalhamos para atender bem a população. Como o Ministério viu que nosso trabalho é ótimo, esse recurso vem a mais para investirmos na saúde da população e melhorar ainda mais o atendimento que já estamos fazendo”, comenta.

Maristela enalteceu também os recursos disponibilizados pela Administração Municipal de Flor do Sertão, município que está entre as 40 cidades brasileiras que tem o maior investimento na saúde pública por habitante. Ela também destacou o apoio da equipe para conseguir atingir a avaliação máxima do PMAQ.

O prefeito municipal, Sidnei Willinghöfer, também destacou mais uma marca positiva alcançada pela saúde de Flor do Sertão. “Mais um fator que mostra o quanto valorizamos a saúde no nosso município na nossa administração. A saúde é uma prioridade no nosso governo. Vale destacar também a aplicação e a competência da equipe de saúde para que esses resultados sejam alcançados. É um resultado que nos deixa orgulhosos e, principalmente, que mostra que nossa população está sendo bem cuidada, pois tem uma saúde de qualidade”, conclui.