---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Mostra Cultural abre as festividades do mês de aniversário do município!

Publicado em 06/09/2018 às 13:05 - Atualizado em 06/09/2018 às 16:03

O município de Flor do Sertão abriu a programação do Mês de Aniversário em grande estilo, no dia 1º de setembro. Uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Assistência Social envolveu famílias dos alunos do Centro Educacional Padre Luis Muhl e das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de autoridades e a população em geral para o evento “Mostra Cultural Convivendo em Família”. O evento também abriu oficialmente as comemorações de 23 anos do município.

A origem da história deste município remonta aos anos de 1950, quando as primeiras famílias, movidas pela bravura e pela esperança de encontrar um lugar para chamar de seu, estabeleceram morada aqui, em meio às matas, encarando incontáveis desafios e passando por grandes dificuldades. Nos anos 60 já eram dezenas de famílias, em sua grande maioria oriundas do Rio Grande do Sul, estabelecidas na região que atualmente faz parte de nosso município, desde as encostas do rio Sargento até as barrancas do rio das Antas. Nos anos 80 já estavam criadas todas as atuais comunidades, com igrejas, escolas, salões de festa, campos ou quadras de futebol.

A atividade agrícola sempre foi uma das principais fontes de renda dos moradores locais, mas outras atividades também foram ganhando seu espaço: suíno, leite, frangos, fumo, gado, dentre outras. Na década de 90, pegando carona na onda de emancipações e criação de novos municípios, um grupo de lideranças locais abraçou o desafio de tornar realidade o município de Flor do Sertão, sonho concretizado em 29 de setembro de 1995. A partir de então, com lideranças bem atuantes e um povo trabalhador, este município empreendeu um caminho de transformações e desenvolvimento contínuo. Hoje Flor do Sertão é um município reconhecido e que ganha cada vez mais destaque no cenário local e regional.

O primeiro evento do mês de aniversário presenteou a comunidade com belas apresentações artístico-culturais, com balé, teatro, música, flauta e violão. O tema central do evento foi: “A família é como galhos de uma árvore; crescemos em direções diferentes, mas a nossa raiz continua sendo a mesma!”. Segundo o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Valmir de Jesus Pinto, eventos assim, que envolvem a família são muito importantes, pois aproximam duas realidades fortemente presentes no desenvolvimento de nossas crianças, a escola e a família. “Ambas, família e escola, têm responsabilidades no processo educacional; quando o trabalho é feito em forma de cooperação, o resultado é gratificante”, enfatiza o secretário.

No dia 08 de setembro acontecerá no município o Desfile Cívico, que este ano contará com a nova Fanfarra Municipal. O desfile envolverá todos os alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de diversos outros grupos e associações do município.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar